SBPJor promove ciclo de debates online sobre a pesquisa em Jornalismo na pandemia

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) promoverá a partir desta sexta-feira (24/4), às 16h, o ciclo de debates online “A pesquisa em Jornalismo em tempos de COVID-19”. Na primeira edição, as pesquisadoras convidadas Roseli Figaro (USP) e Márcia Franz Amaral (UFSM) debaterão o tema “A cobertura e as condições de trabalho dos jornalistas durante a pandemia”. A discussão será ao vivo e haverá mediação para receber perguntas dos internautas.

Roseli Figaro é professora livre-docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP). A pesquisadora é bolsista de Produtividade do CNPq, Nível 2, e coordena o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT). Na atual gestão da SBPJor (2019-2021), também integra o Conselho Científico da entidade. Já Márcia Franz Amaral é professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde coordena o Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo (UFSM/CNPq). Bolsista de Produtividade do CNPq, Nível 2, a pesquisadora tem se dedicado ao estudo de coberturas jornalísticas sobre tragédias.

O objetivo do ciclo de debates online “A pesquisa em Jornalismo em tempos de COVID-19” é destacar, a cada encontro, perspectivas distintas sobre a contribuição da área para a compreensão da complexidade do fenômeno social que envolve a expansão mundial da COVID-19. A ação da SBPJor também integra o conjunto de iniciativas de associações científicas brasileiras que culminará, no dia 7 de maio, na Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. A Marcha apresentará como temas principais os maiores desafios da ciência brasileira atualmente: ajudar a vencer a pandemia da COVID-19 e conquistar recursos adequados para a pesquisa, educação, saúde e desenvolvimento sustentável.

Serviço: A primeira edição do ciclo de debates online “A pesquisa em Jornalismo em tempos de COVID-19” poderá ser acessada no perfil institucional da SBPJor no Youtube e Facebook.