SBPJor realiza minicurso sobre Jornalismo Móvel na 72ª Reunião da SBPC

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), em um esforço de aproximação com as demais sociedades científicas brasileiras e de consolidação de um movimento construído nos últimos anos, oferece o minicurso “JORNALISMO MÓVEL E MOBILIDADES NO CAMPO DO JORNALISMO” na 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece entre os dias 12 e 18 de julho de 2020 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN). Trata-se da maior reunião de pesquisadores e de associações científicas da América Latina, reunindo dezenas de milhares de interessados de todas as áreas do conhecimento.

O minicurso vai ser ministrado pelo pesquisador Fernando Firmino da Silva, docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, e membro do Conselho Científico da SBPJor (2019-2021). O pesquisador também representa a SBPJor nas reuniões da SBPC que ocorrem com as associações científicas e do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA), durante o Fórum.

A proposta de minicurso encaminhada pela SBPJor foi aprovada pela SBPC para compor a programação científica do evento. O minicurso aborda temas como a história e o conceito do jornalismo móvel e dos sistemas de mobilidades; características do trabalho em mobilidade nas organizações jornalísticas e agências de notícia; experiências nacionais e internacionais de jornalismo móvel; potencialidade e consequências de narrativas em mobilidade; infraestrutura infotécnica (redes 4G e 5G, smartphones, tablets, acessórios e computação em nuvem); expansão do jornalismo móvel para contexto de Realidade Virtual e Realidade Aumentada; questões éticas e deontológicas do jornalismo a partir do uso de tecnologias móveis digitais e redes sociotécnicas.

As inscrições para o minicurso ocorrem entre os dias 18 de abril e 06 de junho. Para ter acesso ao sistema de matrícula no minicurso é necessário estar inscrito na 72ª Reunião Anual. A programação da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai estar disponível no site https://ra.sbpcnet.org.br/natal/ em meados de abril.