SBPJor recebe inscrições para a oitava edição do Prêmio Adelmo Genro Filho

Premiação será entregue durante o XI Encontro, entre 7 a 9 de novembro na UnB

Estão abertas até 15 de junho de 2013 as inscrições para o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF), concedido anualmente pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

A iniciativa tem por objetivo premiar aqueles que, por suas atividades, tenham contribuído significativamente para consolidar o Jornalismo como campo de conhecimento científico no Brasil. O prêmio é atribuído em quatro modalidades: Iniciação Científica/TCC, Mestrado, Doutorado (para pesquisas defendidas no ano letivo de 2012) e categoria Sênior (atribuído a pesquisadores pelo conjunto da carreira e contribuição ao campo do Jornalismo). Segundo o Regulamento, em casos de greve nas quais o semestre letivo de 2012 tenha encerrado no ano de 2013, o que será levado em conta é que a pesquisa seja referente a conclusão do ano letivo 2012 mesmo que a pesquisa tenha sido defendida no ano de 2013.

A cerimônia de premiação acontecerá na noite do dia 7 de novembro de 2013 e será seguida de palestra dos premiados. A cerimônia ocorrerá na noite de abertura da SBPJor 2013, evento que celebrará os 10 anos de criação da SBPJor e acontecerá na Faculdade de Comunicação da UnB. A SBPJor 2013 será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro deste ano, para a qual em breve será divulgada a chamada de trabalhos.

Em sua oitava edição, a SBPJor convidou novamente para a coordenação do prêmio o professor Leonel Azevedo de Aguiar, coordenador do curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Além de destacar a importância acadêmica do PAGF para a carreira profissional dos premiados, Aguiar ressalta que a iniciativa da SBPJor consolida a especificidade do campo dos estudos em jornalismo dentro da área da comunicação e da grande área das ciências sociais aplicadas. “A 8ª edição do PAGF de Pesquisa em Jornalismo vem coroar a primeira década de existência da SBPJor. Enquanto uma premiação que visa reconhecer a qualidade acadêmica do trabalho de pesquisa e valorizar a atuação do pesquisador, o PAGF significa mais uma etapa no projeto da Associação em fazer avançar e consolidar, cada vez mais, a pesquisa em jornalismo”. Ainda segundo coordenador, a expectativa é superar o número de inscritos (55) em relação ao último ano. O processo de avaliação é feito por comissões avaliadoras para cada categoria, nos temos do Regulamento.

Para a presidenta da SBPJor, Dione Moura, que coordena a categoria Sênior do prêmio, “o PAGF representa muito bem o espírito de promoção da pesquisa em jornalismo, missão máxima da SBPJor. Uma missão cumprida de forma coletiva, com todos que nos apoiam no processo de seleção dos premiados, assim como os que se inscrevem e oferecem suas pesquisas para avaliação”, declara Dione.

Confira o regulamento e acesse a ficha de inscrição.

Serviço – PAGF 2013
Prazo para submissão de trabalhos

: 15 de junho de 2013
Categorias: Iniciação Científica/TCC, Mestrado, Doutorado e Pesquisador Sênior
Regulamento (clique aqui)
Ficha de inscrição (clique aqui)
Mais informações: sbpjor.pagf@gmail.com>