SBPJor terá representante no I Seminário Ibero-americano de Ouvidorias

A Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), que abrigará em novembro o XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), é palco nessa quinta-feira (7 de março de 2013) do I Seminário Ibero-americano de Ouvidorias/Ombudsman. O evento será realizado no auditório da faculdade e conta com a participação da vice-presidente da SBPJor, Kenia Maia, que integra a sessão de “Experiências internacionais”, com início às 14h. Para a abertura, também é aguardada a presença do presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve.

Em entrevista ao portal “Observatório da imprensa”, Fernando Oliveira Paulino, um dos organizadores do evento, explicou a proposta do Seminário de compartilhar pesquisas e práticas dos setores de ouvidorias de mídia. “Com isso, espera-se fortalecer iniciativas brasileiras, além de cultivar o debate sobre as formas de criação de ferramentas de ombudsman em veículos públicos e privados”.

Segundo Paulino, o ombudsman surgiu como o profissional que tem a função de mediar demandas dos cidadãos, especialmente no âmbito da administração pública. Com o passar do tempo, as empresas privadas começaram a utilizar o trabalho do ouvidor como forma de prestar contas e atuar a partir de modelos estabelecidos. Pioneiro na criação de ombudsmans na mídia latino-americana, o Brasil tem fortalecido ouvidorias na mídia como mecanismos de accountability e responsabilidade social.

O I Seminário terá em sua programação outros especialistas do Brasil e do mundo. As discussões serão transmitidas pela internet, através do site www.unbtv.unb.br, e as inscrições podem ser feitas aqui.

A programação completa pode ser visualizada a seguir. Mais informações e envio de perguntas pelo endereço <comcomunb@gmail.com>.

I Seminário Ibero-americano de Ouvidorias/Ombudsman

9h – Abertura

Nelson Breve (Presidente da EBC), José Eduardo Elias Romão (Ouvidor Geral da União), David Renault (Diretor da Faculdade de Comunicação), Fernando Oliveira Paulino (UnB).

10h20 – Experiências Nacionais

Regina Lima (EBC), Laurindo Leal Filho (USP) e Josenildo Guerra (Renoi-UFS). Coordenação: Luiz Martins (Fundador e Coordenador do Projeto SOS-Imprensa).

14h – Experiências internacionais

Kenia Maia (UFRN-SBPJor). Exemplos da América Latina: Maria Patricia Tellez (Universidad Javeriana). Práticas ibéricas: Madalena Oliveira (Universidade do Minho). Coordenação: Murilo César Ramos (Coordenador do Programa de Pós-Graduação da FAC e membro do Conselho Curador da EBC).