#SBPJor2020 – Encontros superam edições anteriores e recebem trabalhos de 85 instituições do Brasil e do exterior

SBPJor 2020 recebeu 298 trabalhos de pesquisadores do Brasil e do exterior. Encontro de Jovens Pesquisadores teve aumento de 52% em relação a ano anterior

O 18º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO recebeu um grande número de trabalhos submetidos, foram 298 artigos entre Comunicações Livres e Coordenadas, superando números dos eventos anteriores (em 2019 foram 279 e em 2018 foram 231). Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), o encontro de 2020 ocorrerá, excepcionalmente, em versão remota, com suporte de tecnologias da informação, de 3 a 6 de novembro.

O período de recebimento de trabalhos encerrou-se no dia 10/8, e a Associação recebeu 153 trabalhos com proposições individuais para as sessões de Comunicações Livres e outros 145 trabalhos em 29 propostas de Sessões Coordenadas, totalizando os 298 trabalhos.
Em relação às instituições cujos pesquisadores estão vinculados, as submissões tiveram origem em 85 universidades/faculdades, sendo 48 instituições públicas (39 universidades federais e 9 universidades estaduais), 25 instituições brasileiras privadas ou confessionais e 12 universidades do exterior (oriundas de Portugal, Espanha, Bélgica, Argentina, México, Colômbia e Canadá).

Em termos regionais, 30 instituições estão localizadas na região Sudeste, 18 instituições na região Sul, 12 instituições na região Nordeste, 5 instituições na região Norte e 8 instituições na região Centro-Oeste – mapa que permite identificar o fluxo regional de trabalhos submetidos ao Encontro Nacional da SBPJor.

O volume de submissões – que remeteu inicialmente à necessidade de 364 pareceres – levou a Diretoria Científica da SBPJor a mobilizar até o momento mais de 200 pareceristas, todos pesquisadores com a titulação de Doutorado e com atuação na área do Jornalismo.
“Contamos muito com o engajamento e com a intensa colaboração de todos os pesquisadores convocados para a emissão de avaliações para o evento”, lembra Rafael Bellan, da Diretoria Científica. Ele afirma que, em momento oportuno, serão oferecidos novos balanços com mais dados sobre o andamento do Encontro.

Já a modalidade direcionada a graduandos e recém-graduados, o 10º ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES EM JORNALISMO (JPJor) recebeu 84 artigos. Para tanto, foram mobilizados até o momento cerca de 120 avaliadores, entre doutorandos e doutores, de universidades de todas as regiões para a emissão de pareceres. O coordenador científico do JPJor, Vitor Belém, ressalta o número expressivo de trabalhos. “Tivemos um número recorde de submissões. Isso reforça o papel do evento em estimular a pesquisa em jornalismo desde o momento de formação dos pesquisadores”.

“A Diretoria da SBPJor agradece e ressalta a importância do engajamento da comunidade de pesquisadores em Jornalismo na tarefa de constituição de uma rede de avaliadores que possa garantir o crivo crítico, a transparência e a seriedade dos procedimentos de seleção dos eventos da entidade”, aponta Marcos Paulo da Silva, presidente da SBPJor. Para ele, uma das marcas históricas distintivas da associação é a qualidade no nível dos trabalhos.

A previsão é que a divulgação dos trabalhos selecionados ocorra em 20 de setembro de 2020 e a divulgação da programação detalhada do evento em 19 de outubro de 2020.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.