#SBPJor2020 – Encontros superam edições anteriores e recebem trabalhos de 85 instituições do Brasil e do exterior

SBPJor 2020 recebeu 298 trabalhos de pesquisadores do Brasil e do exterior. Encontro de Jovens Pesquisadores teve aumento de 52% em relação a ano anterior

O 18º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO recebeu um grande número de trabalhos submetidos, foram 298 artigos entre Comunicações Livres e Coordenadas, superando números dos eventos anteriores (em 2019 foram 279 e em 2018 foram 231). Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), o encontro de 2020 ocorrerá, excepcionalmente, em versão remota, com suporte de tecnologias da informação, de 3 a 6 de novembro.

O período de recebimento de trabalhos encerrou-se no dia 10/8, e a Associação recebeu 153 trabalhos com proposições individuais para as sessões de Comunicações Livres e outros 145 trabalhos em 29 propostas de Sessões Coordenadas, totalizando os 298 trabalhos.
Em relação às instituições cujos pesquisadores estão vinculados, as submissões tiveram origem em 85 universidades/faculdades, sendo 48 instituições públicas (39 universidades federais e 9 universidades estaduais), 25 instituições brasileiras privadas ou confessionais e 12 universidades do exterior (oriundas de Portugal, Espanha, Bélgica, Argentina, México, Colômbia e Canadá).

Em termos regionais, 30 instituições estão localizadas na região Sudeste, 18 instituições na região Sul, 12 instituições na região Nordeste, 5 instituições na região Norte e 8 instituições na região Centro-Oeste – mapa que permite identificar o fluxo regional de trabalhos submetidos ao Encontro Nacional da SBPJor.

O volume de submissões – que remeteu inicialmente à necessidade de 364 pareceres – levou a Diretoria Científica da SBPJor a mobilizar até o momento mais de 200 pareceristas, todos pesquisadores com a titulação de Doutorado e com atuação na área do Jornalismo.
“Contamos muito com o engajamento e com a intensa colaboração de todos os pesquisadores convocados para a emissão de avaliações para o evento”, lembra Rafael Bellan, da Diretoria Científica. Ele afirma que, em momento oportuno, serão oferecidos novos balanços com mais dados sobre o andamento do Encontro.

Já a modalidade direcionada a graduandos e recém-graduados, o 10º ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES EM JORNALISMO (JPJor) recebeu 84 artigos. Para tanto, foram mobilizados até o momento cerca de 120 avaliadores, entre doutorandos e doutores, de universidades de todas as regiões para a emissão de pareceres. O coordenador científico do JPJor, Vitor Belém, ressalta o número expressivo de trabalhos. “Tivemos um número recorde de submissões. Isso reforça o papel do evento em estimular a pesquisa em jornalismo desde o momento de formação dos pesquisadores”.

“A Diretoria da SBPJor agradece e ressalta a importância do engajamento da comunidade de pesquisadores em Jornalismo na tarefa de constituição de uma rede de avaliadores que possa garantir o crivo crítico, a transparência e a seriedade dos procedimentos de seleção dos eventos da entidade”, aponta Marcos Paulo da Silva, presidente da SBPJor. Para ele, uma das marcas históricas distintivas da associação é a qualidade no nível dos trabalhos.

A previsão é que a divulgação dos trabalhos selecionados ocorra em 20 de setembro de 2020 e a divulgação da programação detalhada do evento em 19 de outubro de 2020.