#sbpjor2021 – PAGF 2021 reconhece o legado de Nilson Lage na categoria sênior

O Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF) de Pesquisa em Jornalismo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) homenageará na categoria sênior, em 2021, o legado deixado pelo professor Nilson Lage. A discussão sobre a premiação a Nilson Lage já estava em debate no âmbito da Diretoria da SBPJor antes do falecimento do pesquisador, ocorrido em 23 de agosto.

“Pela primeira vez, a SBPJor fará a premiação de forma póstuma. Entendemos ser importante a entrega do prêmio à família, que acompanhou nos últimos meses a luta de Nilson Lage contra o câncer e o vigor acadêmico demonstrado neste período, mas constitui também uma forma de marcar o legado do autor para as novas gerações de pesquisadores”, afirma Marcos Paulo da Silva, presidente da entidade.

Jornalista, mestre em Comunicação e doutor em Linguística e Filologia, Nilson Lage foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aposentou-se em 2006 no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 50 anos de atividades profissionais. Referência obrigatória nas grades curriculares dos cursos, seus textos e livros formaram e tem formado profissionais por todos as regiões do país. Entre suas obras principais destacam-se “Ideologia e Técnica da Notícia” (Vozes, 1979), considerado um marco nas teorias do jornalismo brasileiras, “Linguagem Jornalística” (Ática, 1986), texto didático para os momentos iniciais da formação acadêmica, e “A reportagem – teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística” (Record, 2001), que trata do papel do repórter e da apuração bem realizada.

De acordo com o estatuto da SBPJor, a categoria sênior do Prêmio Adelmo Genro Filho é escolhida anualmente pela Diretoria e pelo Conselho Científico da Associação. Desde 2007, já foram homenageados os pesquisadores Christa Berger, Marcos Palacios, José Marques de Melo, Muniz Sodré, Luiz Gonzaga Motta, Graça Caldas, Alfredo Vizeu, Zélia Adghirni, Eduardo Meditsch, Dulcília Buitoni, Cremilda Medina, Beatriz Dornelles, Edvaldo Pereira Lima e Sonia Virgínia Moreira.

PAGF 2021

Os vencedores das demais categorias – doutorado, mestrado e iniciação científica – do Prêmio Adelmo Genro Filho 2021 serão divulgadas no dia 11 de outubro. A entrega do Prêmio será realizada durante o 19º Encontro Nacional da SBPJor, que acontecerá de forma remota em plataformas digitais entre os dias 9 a 12 de novembro de 2021.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ex-presidente da SBPJor, Carlos Franciscato, é o responsável pela coordenação geral do Prêmio Adelmo Genro Filho 2021. O Prêmio PAGF foi criado em 2004 para valorizar de forma individual as contribuições relevantes para o campo da pesquisa em jornalismo.