Segundo episódio do SBPJor em Redes 2021 tem como tema “Telejornalismo e Direitos Humanos”

Debate será promovido pela Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (TeleJor-SBPJor)

Nesta terça (24/8), às 15h30, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) seguirá com o segundo episódio do SBPJor em Redes 2021, o conjunto de séries de lives organizadas pelas redes de pesquisa filiadas. A segunda live tem como tema “Telejornalismo e Direitos Humanos” em parceria com a Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (TeleJor). Será transmitido pelo canal no Youtube da SBPJor.

    Neste encontro, contaremos com o jornalista convidado, Marcelo Pasqualoto Canellas, formado no curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fez carreira no jornal impresso e na televisão. No Telejornalismo, passou pelas emissoras RBS TV Santa Maria (RS), EPTV de Ribeirão Preto (SP), TV Globo (RJ e DF) e está na Globo Rio, desde 1996, onde atuou como repórter especial, cobrindo várias pautas. Em 2010, passou a repórter do Núcleo de Reportagens Especiais do Fantástico, onde está até hoje.

Farão a entrevista como Canellas pesquisadoras da TeleJor. A jornalista e professora de Comunicação Social e do PPG em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava/Paraná, Ariane Pereira. Ariane também é docente convidada do Doutorado em Ciências Sociais e do Mestrado em Problemáticas Contemporâneas da Comunicação da Universidade Nacional de Jujuy (Argentina), diretora Cultural da Intercom e vice-coordenadora da Rede TeleJor. A jornalista, formada pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos/PUC-RS), e professora do PPGCom/PUC-RS, Cristiane Finger. Cristiane é vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e vencedora do Prêmio Esso de Telejornalismo em 2004. Também participam como entrevistadoras Edna Mello, jornalista e doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP, docente do curso de Design Educacional da Unifesp e docente colaboradora do PPGCom/UFT. Edna também é coordenadora do GP de Telejornalismo da Intercom; e Iluska Coutinho, jornalista, doutora em Comunicação Social (Umesp) com estágio na Columbia University (EUA), pós-doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora do PPG em Comunicação da UFJF.

A mediação do segundo episódio do SBPJor em Redes 2021 será feita pela jornalista e pós- doutora em Arte e Semiótica Televisiva (Udesc/SC), Cárlida Emerim. Cárlida é professora e pesquisadora na graduação e no PPG em Jornalismo da UFSC. Coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele/UFSC/CNPq). Integra o Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares (Nest/Udesc/CNPq). É coordenadora da Rede TeleJor.

 

Serviço: O segundo episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no perfil institucional da SBPJor no Youtube.