Seminário da Socicom reforça necessidade de fortalecer Comunicação

[lang_pt]



A Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) realizou, no dia 16 de março, na Unesp, em São Paulo, o Seminário de Integração Institucional, destinado a reunir todas as entidades afiliadas à Federação, ampliando o conhecimento recíproco entre as associações e estimulando a definição de ações estratégicas para o campo na comunicação nos dois próximos anos. A SBPJor esteve representada pelo seu presidente, Carlos Franciscato, e pela diretora administrativa, Cláudia Lago, membro do Conselho Deliberativo da Socicom.

Entre as ações previstas está a formação de comissões de trabalho para analisar temas fundamentais para o campo da comunicação, tais como a aplicação do sistema Qualis sobre periódicos, livros e eventos na área de comunicação e reconhecimento da comunicação como grande área do conhecimento dentro do sistema nacional de C&T. Os participantes também discutiram formas de buscar uma inserção dos pesquisadores brasileiros em fóruns internacionais de estudos da comunicação.

Segundo Claudia Lago, o seminário não apenas fez com que as várias entidades que integram a Socicom se conhecessem e trocassem informações, mas sedimentou também a necessidade da atuação firme da Federação como agente da área junto às agências e órgãos envolvidos com a formulação das políticas científicas no país. “Termos uma federação que reúna as diversas entidades específicas de cada setor é a garantia de conseguirmos avanços gerais para nossos campos”, afirma.





[/lang_pt]