Entrevista Especial – Samuel Lima

O livro Jornalismo, Critica e Ética é uma síntese da experiência do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), iniciativa de pesquisa e extensão do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os autores Samuel Lima e Francisco Karam se basearam na vivência de seis coberturas jornalísticas cotidianas, que apontam como o jornalismo pode ser aperfeiçoado, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e satisfazer as demandas dos públicos.

 O Comunica Unisul conversou com Samuel Lima, professor do Curso de Jornalismo da UFSC e pesquisador do objETHOS.

Confira a entrevista:

Comunica Unisul – Quais as principais responsabilidades de um jornalista para com a sociedade?

Samuel Lima – Trata-se de uma questão que enseja toda uma série de elementos, mas vou resumir ao máximo: produzir a informação jornalística, com um máximo grau de veracidade possível, norteando sua prática profissional pela ética, honestidade intelectual, pluralidade e estrito respeito democrático aos diferentes atores sociais, econômicos, culturais e políticos presentes na sociedade. Enfim, encarar o Jornalismo como uma forma social de conhecimento, e não apenas como instrumento ideológico ou “ferramenta” de comunicação.

Comunica Unisul – Quais as demandas do público?

Samuel Lima  – De qual público vocês estão falando? Dos públicos que não se sentem representados nas narrativas tradicionais (e hegemônicas) do jornalismo brasileiro? Do público anunciante, que ainda mantém de pé o negócio do jornalismo, a despeito da crise? Dos movimentos sociais que lutam com outra agenda e são, em geral, fontes de segunda ou terceira categoria nas reportagens cotidianas? As demandas do público passam pela exigência da qualidade jornalística, espaços de participação efetivo (para além do espaço de comentários online) ou, ainda, simplesmente ser ouvido por aqueles que detém o poder nas empresas jornalísticas, regional ou nacionalmente.

Comunica Unisul – Por que a escolha de lançar o livro nesse evento?

Samuel Lima – Porque se trata do nosso último trabalho coletivo, no âmbito do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Comunica Unisul – Qual a relação do evento com o seu livro?

Samuel Lima –  É algo sempre presente, na atual produção de conhecimento sobre jornalismo no país: crítica da mídia e ética jornalística são temas permanentes nesse tipo de evento científico. Como nosso livro trata, conjuntamente, desses dois temas relacionando-os ao jornalismo como forma social de conhecimento, acho que tem tudo a ver.

Texto: Comunica Unisul

Foto: Douglas Heinzen