[lang_pt]
Vestígios da travessia: Da imprensa à internet – 50 anos de jornalismo. MELO, José Marques de. São Paulo: Editora Paulus, 2009, 304 p.
Teoria e Crítica do Discurso Noticioso: Notas sobre Jornalismo e Representações Sociais. CORREIA, João Carlos. Covilhã, Portugal: Editora Labcom, 2009. Este livro ensaia a possibilidade de um diálogo entre conceitos sociofenomenólógicos e a Análise Crítica do Discurso, ambas aplicadas ao campo do texto jornalístico. Assim, inscreve-se na área dos estudos jornalísticos, mais particularmente da Teoria da Notícia. Destaque-se que “Teoria e Crítica do Discurso Jornalístico” é o resultado de um trabalho pós-doutoral efetuado na sua maioria na Universidad Pompeu Fabra em Barcelona, com a inspiração de Teun van Dijk e de Miquel Rodrigo Alsina. O download do livro pode ser feito em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/
Edição de Imagens em Jornalismo. FELIPPI, Ângela Felippi, PICCININ, Fabiana e SOSTER, Demétrio de Azeredo (Org.). Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2008, 255 p. A compreensão do que representa editar imagens é assunto de primeira importância em jornalismo. À medida que a sociedade se complexifica, as técnicas e conceitos do jornalismo são redimensionadas na mesma proporção, o que requer olhares cada vez mais amplos de quem se insere neste processo. O livro busca discutir, neste contexto, o que significa editar imagens em jornalismo, com entradas para fotografia, televisão, telewebjornalismo, jornalismo móvel, infografia, ilustrações, assessoria de imprensa, design de capas e conteúdos de jornais e revistas impressos.
Ética no jornalismo. CHRISTOFOLETTI, Rogério. São Paulo: Editora Contexto, 2008, 128 p. O jornalismo é irmão siamês da ética e tem como objetivo servir à sociedade. Mas quem faz do jornalismo sua profissão nem sempre se depara com situações em que mocinhos e bandidos são fáceis de reconhecer. Às vezes as nuances são mais sutis. Deve o fotógrafo capturar a imagem de uma criança morrendo ou ajudá-la? Qual é a relação possível com a fonte? O repórter pode omitir sua identidade para conseguir uma boa informação? Em Ética no jornalismo, Rogério Christofoletti convida o leitor jornalista a se questionar o tempo todo, para que sua atividade não perca a razão de ser. O aprendizado de ética não se limita à sala de aula, mas este é um espaço privilegiado para a discussão do tema.
O percurso interpretativo na produção da notícia: verdade e relevância como parâmetros de qualidade jornalística. GUERRA, Josenildo. Sergipe: Editora UFS, 2008. O trabalho objetiva aproximar a reflexão teórica sobre o jornalismo ao saber prático da profissão e propor conceitos e parâmetros para a avaliação da qualidade dos produtos jornalísticos. No nível teórico o autor enfrenta a questão da objetividade no jornalismo, levando em conta a crítica à objetividade e à idéia de verdade feita no campo das ciências humanas; no nível do saber prático, ele aborda as técnicas que irão orientar o jornalista na condução do percurso interpretativo. Dessa discussão, o livro passa ao estudo do ambiente das organizações jornalísticas e do jornalismo como prática social e profissional.
[/lang_pt]